CONHEÇA PIRACURUCA

O município de Piracuruca está situado no setor Norte do Estado do Piauí, na Macrorregião do Meio-Norte, Território de Desenvolvimento dos Cocais. O município limites ao norte com Cocal e Caraúbas do Piauí, ao sul com Brasileira, Batalha e São João da Fronteira, a oeste com Batalha, São José do Divino e Caraúbas do Piauí, e a leste com Cocal dos Alves e São João da Fronteira (Figura 1). A sede desse município situa-se às Coordenadas Geográficas 03º5541S e 41º4233O e dista cerca de 196 km de Teresina, capital do estado do Piauí. O referido município possui 2.369,5 km2 e população 28.242 habitantes, conforme estimativa de 2016 (IBGE, 2017).

Localização

A história de Piracuruca ainda é pouco pesquisada. Não se sabe a data exata da criação da Freguesia de Nossa Senhora do Monte do Carmo de Piracuruca. No entanto, o historiador Pe. Cláudio Melo aponta que provavelmente aconteceu em 1722 ou em 1723, devido desmembramento da Freguesia do Surubim (atual Campo Maior).

A freguesia de Nossa Senhora do Monte do Carmo tornou-se vila de Nossa Senhora do Carmo da Piracuruca por meio do Decreto Regencial em 6 de julho de 1832, e foi emancipada politicamente, elevando-se à categoria de cidade pelo Decreto Estadual nº 1, de 28 de dezembro de 1889.

O nome Piracuruca tem origem tupi e significa “peixe que ronca”. A cidade foi fundada a partir de antiguíssima fazenda de gado, situada às margens do rio de mesmo nome, na rota da passagem de colonizadores que vinham do Ceará e adentravam pela terra dos índios tocarijus rumo ao Maranhão.

A cidade guarda, até hoje, a aparência da arquitetura do tempo colonial e destaca-se pela hospitalidade do seu povo. A economia baseia-se na pecuária e no extrativismo da carnaúba, palmeira nativa que produz resinas vegetais de larga aplicação na indústria.

 

PONTOS HISTÓRICOS/TURISTÍCOS

– Igreja de Nossa Senhora do Carmo

Finalizada em 1762, a igreja é considerada um majestoso templo de estilo barroco (Figura 2), apresentando na entrada colunas de pedras lavradas vindas do Reino, além de esculturas, pinturas e obras de talha, constando de três capelas e ainda altares  e por isso é considerada uma das igrejas mais belas do Piauí.

igreja.jpg

– Complexo Turístico Prainha

Com mais de 3 mil metros quadrados de área construída às margens do rio Piracuruca, o complexo turístico Prainha (Figura 3) oferece aos turistas opções de práticas esportivas, descanso, banho, além de um animado passeio no calçadão margeado por bares e restaurantes. A área abriga várias churrascarias e é ideal para se tirar belas fotos. É mais um dos principais pontos turísticos de Piracuruca.

prainha

– Barragem de Piracuruca

A represa (Figura 4) construída no rio que nomeia a cidade recebe milhares de visitas todos os anos. Sua grandiosidade e beleza é um convite para quem ama fotografias. A barragem possui capacidade para acumular 250.000.000 de metros cúbicos de água, sendo um dos maiores reservatórios artificiais do Nordeste do Brasil. Ela oferece, em suas margens, a fantástica oportunidade de fixação de pequenos lotes onde centenas de famílias podem produzir legumes e verduras durante o ano inteiro, além de possibilitar a piscicultura em tanques-rede.

barragem

– Parque Nacional (PARNA) de Sete Cidades

O PARNA de Sete Cidades está situado no Norte do estado do Piauí, entre os municípios de Brasileira e Piracuruca, mais precisamente às Coordenadas Geográficas: 04º05S e 04º15S e 41º30W e 41º45W (Figura 5). A referida Unidade de Conservação apresenta 6.221 ha de extensão e está delimitada por um perímetro que compreende 36,2 km (BRASIL, 1979).

Localização_Sete_Cidades.jpeg

A área objeto em estudo foi criada via Decreto 50.744, de 08 de junho de 1961 (BRASIL, 1961) e, atualmente, a é administrada pelo Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio). Sete Cidades destaca-se por suas lendas e distintas formações geomorfológicas que, de acordo com Ab’Saber (2003), é considerada uma paisagem de exceção, particularmente devido a seu relevo ruiniforme (Figura 6), cujos aspectos físicos e ecológicos destacam-se dentre as paisagens habituais.

sete cidades

Anúncios